Dor de cabeça

Entenda mais sobre a cefaleia e a enxaqueca, seus sintomas e a melhor forma de tratamento

Dor de Cabeça

Entenda mais sobre a cefaleia e a enxaqueca, seus sintomas e tratamento

O que é a cefaleia?

Cefaleia é a dor de cabeça, que pode advir de causas primárias ou secundárias.

Causas primárias são relacionadas à doença em si, que por vezes pode ser resultado de gatilhos ambientais e predisposições genéticas. Os casos mais frequentes são a cefaleia tensional e a enxaqueca.

As causas secundárias referem-se a um sintoma de outras doenças, como gripe, tumor cerebral e outros.

Entenda a Diferença

Cefaleia Tensional

É um tipo de dor de cabeça que possui as seguintes características:

Enxaqueca

É uma dor de cabeça mais intensa, que geralmente apresenta as seguintes características:

Tratamento com Anticorpo Monoclonal ANTI-CGRP

Os anticorpos monoclonais anti-CGRP (MAbs anti-CGRP) são os mais novos tratamentos contra a enxaqueca. CGRP significa Calcitonin Gene-Related Peptide e é uma das substâncias envolvidas na cascata de fenômenos químicos observada durante as crises de enxaqueca.

Além disso, o CGRP é um dos mais potentes vasodilatadores de nosso organismo. Bloquear o CGRP ou seu receptor pode desempenhar papel importante na prevenção ou no combate das crises de dor de cabeça da enxaqueca.

É importante ressaltar que os MAbs anti-CGRP são a única classe de medicamentos desenvolvida exclusivamente para a prevenção da enxaqueca.

Além disso, vale destacar os grandes diferenciais dessas substâncias:

  • Eficácia: é a droga mais eficaz para a prevenção da enxaqueca. Sua indicação é para todo paciente que tenha pelo menos 4 crises de enxaqueca por mês;
  • Segurança: é o tratamento mais seguro, ou seja, que provoca menos (ou quase nenhum) efeito colateral;
    Age mais rápido: sua ação inicia na primeira semana após sua administração;
  • Praticidade: você não precisa mais tomar comprimidos todos os dias, pois com esta medicação você pode receber injeção por via subcutânea uma vez por mês ou a cada 3 meses;
  • Sem interações medicamentosas: independentemente se você já toma vários remédios, poderá receber estre tratamento, pois não haverá interação medicamentosa, devido à sua via de metabolização completamente distinta dos medicamentos convencionais;
  • Eficaz para os cenários mais complexos: este tratamento se mostrou eficaz também para pessoas que sofrem com enxaqueca e depressão, que fazem uso excessivo de analgésicos e mesmo para aqueles com diversas falhas terapêuticas prévias.

Dr. Luis Gustavo Correia

Graduado em Medicina pela Universidade Iguaçu (RJ) e especialização no Hospital Santa Casa da Misericórdia (RJ), o Dr. Luis Gustavo Correia trabalha no atendimento, avaliação, diagnóstico e orientação para as principais doenças neurológicas.

Preza por um atendimento individualizado e humanizado, respeitando e acolhendo as necessidades de cada paciente.

Atualmente atua como médico de rotina da neurologia clínica e da UTI do Hospital Regional Teixeira de Freitas, e é preceptor da faculdade de medicina UFSB (BA).

Fale conosco

Para mais informações, você pode falar com a atendente através dos botões abaixo

Para sua maior segurança, atualizamos a Politicas de Privacidade e Termos de Uso do site. Ao continuar navegando na nossa página, entendemos que você está ciente e de acordo.